terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dicas para uma boa redação no ENEM

DICAS PARA UMA BOA REDAÇÃO NO ENEM

As dicas que seguem podem ajudá-lo a desenvolver um texto coeso e coerente e, sobretudo, de acordo com a proposta de Redação estabelecida. Os aspectos de coesão, coerência, clareza de idéias e emprego da linguagem mais formal são características indispensáveis à dissertação, gênero textual cobrado na maioria dos concursos vestibulares, assim como no ENEM.

NO MOMENTO DA PROVA

Leia atentamente a todas as instruções gerais da prova. É na parte de instruções que constam, muitas vezes, alguns aspectos a serem contemplados em sua redação.

Faça uma leitura minuciosa e atenta da (s) proposta (s) de produção de texto, bem como dos chamados “textos de apoio” (textos que acompanham o tema). Uma leitura atenta ajudará você no desenvolvimento de sua redação. No caso dos textos imagéticos (charges, cartuns, quadrinhos etc.), fique atento a todos os detalhes. Passe um “pente fino” na imagem. Às vezes o sentido desses textos encontra-se nos detalhes e/ou na intertextualidade com outros gêneros.

Após etapa de leitura, selecione e organize seus conhecimentos acerca do tema escolhido (proposto). Este é um momento muito importante, pois devido ao exíguo tempo disponibilizado para a produção de seu texto, você deverá planejar em linhas gerais seu texto. Por exemplo: seleção da (s) idéia (s) central (centrais), escolha dos argumentos, exemplos, citações etc.

Como você sabe, um texto dissertativo é composto, basicamente de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Diante disso, pressupõe-se que seu texto deverá ter no mínimo três (03) parágrafos.

Na introdução você deve apresentar sua TESE; posicione-se politicamente.

No (s) parágrafo (s) seguinte (s), o (s) de desenvolvimento, é a hora de fundamentar a tese, argumentando, justificando a partir de exemplos, dados estatísticos, fatos históricos, citações etc.

A conclusão é uma decorrência natural do texto. Geralmente é o momento de se apresentar uma proposta quanto à solução para a problemática discutida. É arremate. É bom fechar com chave de ouro. Fuja das expressões ‘e para concluir, concluindo, para encerrar...’.

Use a língua culta, evitando gírias, neologismos, coloquialismos, chavões, provérbios, repetição de vocábulos...


IMPORTANTE

Todas as dicas acima de nada servirão se o candidato não conhecer o tema proposto. Diante disso, o que recomendamos é leitura, leitura e leitura. Ler a bons jornais e boas revistas, romance etc. A leitura melhora nosso vocabulário e nos ajuda na construção de nosso estilo.

Leia sobre temas, como por exemplo: meio ambiente, aquecimento global, preservação do planeta, relacionamentos humanos no século XXI, conseqüências dos bullyings no ambiente escolar, as mudanças do ENEM, influências da mídia em nossa vida, corrupção política, violência, o stress da vida moderna, desenvolvimento tecnológico X qualidade de vida, importância da leitura em nossa vida, etc.

ÚLTIMA DICA

ACREDITE EM VOCÊ!!!!!!!!!!!!!

BOA PROVA!!!!

Abraços,
Prof. Dulcinea Silva

Um comentário: