quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Leitura e Produção de Texto

Parece que virou senso comum afirmar que "o estudante brasileiro não sabe ou não gosta de escrever"; acreditamos que a falta de prática de produção de textos está diretamente ligada a alguns fatores determinantes:
1. Para que o estudante brasileiro escreve?
2. Por que ele escreve?
3. Sobre o que ele escreve?
4. Para quem ele escreve?
Dentre os fatores elencados acima, acreditamos que os dois último devem ser repensados pela escola. Não dá mais para suportar os maçantes temas dados para que o aluno desenvolva texto. Quem ainda aguenta escrever sobre 'Minhas férias'? O segundo fator citado por nós é sobre quem vai ler os textos produzidos pelos alunos. Pensar nesse ponto, faz-nos refletir da seguinte forma: que escritor produziria uma obra se soubesse que apenas uma pessoa leria seus escritos? Acreditamos que poucos ou talvez nenhum. E é exatamente isso que se dá com o texto dos alunos - apenas o professor de redação (e às vezes nem ele) lê os textos dos discentes.
Diante disso, é preciso que a escola repense sua prática de produção de texto, dando uma finalidade aos textos produzidos por sua clientela. Só assim estaremos contribuindo para a formação de leitores e escritores proficientes.
Prof. Dulcinea Silva

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